sexta-feira, 5 de junho de 2020

DIRETOR DO FORO PARTICIPA DE REUNIÃO ENTRE NIAJ E INOVAJUS


Na tarde desse sexta-feira (05), o Juiz de Direito e Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, participou da primeira reunião conjunta do Núcleo de Inovação e Administração Jurídica (NIAJ) com a Comissão de Inovação do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul (INOVAJUS). 


O encontro marcado para às 14h, foi aberto pelo Coordenador do NIAJ, Juiz Daniel Englert Barbosa, que saudou os presentes e encaminhou o início da reunião. 


O segundo a usar a fala foi o Coordenador da INOVAJUS, Desembargador Ricardo Pippi Schmidt, que ressaltou a importância de firmar parcerias para o avanço da tecnologia. "A ideia da Inovajus é conseguir estabelecer um canal de comunicação e uma cultura de inovação. Inovação só existe quando a gente consegue criar cultura.” O Coordenador ainda citou que iniciativas como transcrição automática de audiências faz parte dos objetivos da Inovajus, visto a praticidade, o ganho de tempo e qualidade que o serviço poderia oferecer ao sistema judiciário.


Ao longo da reunião a servidora do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Sheron Garcia Vivian, palestrou sobre a iniciativa "LabJus" que seria um laboratório de expansão da tecnologia. "A ideia é um ambiente horizontal de diálogo, que reúna conhecimento institucional, e se torne um espaço reflexivo, criativo e colaborativo. Um local destinado a co-criação, teste de ideias, e desenvolvimento e aprimoramento de novas soluções.


Para o Juiz de Direito, Dr. Marcelo Malizia Cabral, que é membro fundador do NIAJ, a reunião foi muito produtiva e possibilitou diferentes objetivos a serem alcançados. "Foram traçadas diversas metas e diversos planos de ação focados na inovação para a digitalização de processos. Também foi estabelecida a possibilidade de criação de um banco de ações de solidariedade, temas que são muito importantes para o Poder Judiciário, especialmente em tempos de pandemia.”

Conheça o NIAJ:

O NIAJ - Núcleo de Inovação e Administração Judiciária – integra o Centro de Pesquisa “Judiciário Justiça e Sociedade” da Escola Superior da Magistratura da AJURIS. Destina-se à investigação de campo ou bibliográfica sobre temas jurídicos relevantes na área de administração judiciária e ao estudo e à experimentação de projetos e propostas inovadoras voltadas à prestação jurisdicional.

Conheça a INOVAJUS:

A Comissão de Inovação do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, criada através do Ato nº 27/2014-P, tem como objetivo institucionalizar, no âmbito da Justiça Gaúcha, a cultura da inovação. Para isso, além de projetos específicos, estamos abrindo espaço para que todos os usuários do sistema apresentem idéias envolvendo o aprimoramento dos serviços judiciais, as quais serão examinadas e eventualmente aplicadas. Participe, contribua! Apresente sua sugestão inovadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário