Na tarde dessa quinta-feira (01), respeitando todas as medidas necessárias para prevenção a Covid-19, o Foro da Comarca de Pelotas recebeu representantes da AAPECAN, da Associação Amar, do Exército da Salvação e da Oppac Pelotas.
No breve encontro foram destinados para as instituições bens apreendidos pelas forças de segurança pública do município. Os equipamentos e materiais que antes eram utilizados para prática de crimes, agora devem receber uma nova destinação por parte das entidades beneficiadas.
Ao todo foram destinados 17 itens para as quatro instituições beneficiadas, entre eles: rádios, duchas, mesas de som, microfones, monitores, entre outros materiais.
A iniciativa é fruto de um trabalho integrado do Poder Judiciário, do Ministério Público e das forças de segurança pública da cidade de Pelotas. De acordo com o Diretor do Foro, Dr. Marcelo Malizia Cabral, “é muito satisfatório ver o produto do crime sendo revertido em benéfico da comunidade.”
AAPECAN
A Aapecan é uma entidade que não visa lucro, uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que atende gratuitamente pessoas com diagnóstico de câncer em situação de vulnerabilidade social e pessoal. Atualmente, conta com 14 unidades de atendimento e dez Casas de Apoio no Rio Grande do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse pessoas com câncer surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comunidade, como visitas em hospitais, bairros e associações beneficentes. O grupo percebeu as dificuldades que enfrentavam as pessoas com câncer em terem todas as suas necessidades básicas atendidas, já que a continuidade do tratamento e dos suplementos necessários tem custo elevado.
Associação AMAR
A Associação AMAR: Criança e Família é uma entidade civil, de caráter beneficente, assistencial, educativo e cultural, sem fins lucrativos. A iniciativa atua com crianças e adolescentes na multiplicação da educação, cidadania e cultura. Durante o período de isolamento social, a instituição tem realizado um trabalho de entrega de alimentos para as famílias atendidas em situação de vulnerabilidade social.
Exército da Salvação - Centro Integrado de Pelotas
O Exército de Salvação (The Salvation Army), fundado em 1865, atua no Brasil desde 1922 com unidades de atendimento a crianças em situação de risco, projetos educacionais, programas de capacitação profissional, lares para idosos, entre outros. Foi indicado mais de 20 vezes ao Prêmio Nobel da Paz, e é uma das mais respeitadas instituições de caridade do mundo. A instituição atua na promoção de Proteção às famílias, à maternidade, infância, adolescência e às pessoas necessitadas em geral.
Oppac Pelotas
A Organização Pelotense de Proteção ao Adolescente e a Criança – OPPAC, fundada no dia 28 de março de 2008, uma organização não governamental, que visa a elaboração e execução de projetos direcionados a crianças, adolescentes e famílias em situação de risco e vulnerabilidade social. A criação da OPPAC surgiu após a necessidade de dar continuidade ao Projeto “Um futuro com Arte”, o qual foi elaborado pela Equipe da Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, com a coordenação do Promotor de Justiça Dr. José Olavo Bueno dos Passos, em que atendia crianças e jovens acolhidos nos abrigos institucionais do município de Pelotas/RS através da música. Logo após outros projetos foram surgindo e um sonho de uma equipe que sempre lutou pelo direito da criança e do adolescente tornava-se realidade.
Serviço
As instituições públicas e entidades assistenciais interessadas em receber bens apreendidos utilizados para a prática de crimes podem manifestar interesse para: frpelotasdistcont@tjrs.jus.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário