segunda-feira, 3 de janeiro de 2022

FORO DE PELOTAS FAZ BALANÇO POSITIVO DE 2021


 

Na próxima sexta-feira (7), o Foro da Comarca de Pelotas reinicia suas atividades normais do ano de 2022. 

Ao longo de 2021 muitas foram as realizações do Judiciário Pelotense, tanto no âmbito interno quanto externamente. 

Mesmo em um ano com as adversidades decorrentes da pandemia da COVID-19, foram julgados 42 mil processos, levando direitos e dignidade a milhares de pessoas e famílias que necessitavam de uma providência da Justiça.

Com o avanço do processo de vacinação contra a Covid-19, o atendimento presencial no prédio foi retomado, acrescido pelo serviço de atendimento em drive-thru.

Outro fator que se destacou ao longo de 2021, foi a contratação de estagiários de nível médio, ação que impulsionou o início dos trabalhos de digitalização de processos na Comarca. 

No objetivo de ampliar os trabalhos, a virtualização processual passou a ser realizada no Judiciário pela empresa vencedora de uma licitação do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, já havendo cinco unidades 100% digitais.

Ações de incentivo à saúde também foram mantidas no ano de 2021, como destinação de verbas de penas pecuniárias e suspensão de constrição de valores em processos que envolviam hospitais da região, bem como a distribuição de álcool gel e máscaras de proteção.

As iniciativas sociais sempre estiveram presentes no Foro de Pelotas. Semanalmente, em parceria com a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), cerca de 150Kg de alimentos foram repassados para instituições e entidades de Pelotas que atuam no combate à vulnerabilidade social.

Além da criação de campanhas próprias, como arrecadação de alimentos, produtos de higiene e brinquedos para crianças, o Judiciário Pelotense se mostrou um parceiro em iniciativas de outras esferas, integrando também campanhas de prevenção como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul, participando também de ações de inclusão social como a Conscientização para o Autismo,  Semana de conscientização sobre a Síndrome de Down e iniciativas que zelam pelo respeito e igualdade racial como a Semana da Consciência Negra.

Ainda nas últimas semanas de 2021, dois grandes eventos foram promovidos pelo Foro de Pelotas. Primeiramente o "Justiça Na Favela", que aconteceu em parceria com a AJURIS e a Cufa Pelotas, levando acesso à justiça para zonas periféricas do município. A outra iniciativa aconteceu no próprio estacionamento da Comarca. Intitulada como "Mega Feira Livre do Foro de Pelotas", o evento que teve objetivo de colaborar com grupos de geração de renda, reuniu cerca de 50 expositores nos dois dias de feira.

De acordo com o Diretor do Foro de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, o balanço é positivo e a expectativa é que no próximo ano o Foro de Pelotas torne-se 100% digital, aprimorando-se a qualidade dos serviços prestados em busca de uma justiça cada vez mais ágil, de fácil acesso, com qualidade e eficiência. "Seguimos na esperança de um ano de qualificação da prestação de serviços, com mais rapidez, qualidade e eficiência à comunidade. Prossigamos na construção de uma justiça mais acolhedora, inclusiva e humanitária" afirmou o Malizia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário