Foto: Gabriel Medeiros
Na tarde desta quarta-feira (06) o Juiz Diretor do Foro e Coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), participou de um círculo na Faculdade do Senac.
Na ocasião, o Coordenador palestrou sobre a importância dos círculos de paz e da justiça restaurativa, que foi implementada em Pelotas a partir de 2010. Durante sua fala, o Magistrado disse que o círculo é um lugar de escuta, reconstrução e acolhimento, onde não existem julgamentos. O Diretor também destacou a importância dos círculos como um lugar de aprendizado e reflexões na vida dos que são voluntários a participar.
Na reunião, a facilitadora Jussara Cruz anunciou que com essa nova turma de formandos do dia de hoje, Pelotas contará com 165 facilitadores da Justiça Restaurativa.
A Justiça Restaurativa chegou em Pelotas como uma alternativa dos tratamentos de conflitos que até então eram resolvidos pelas respostas "tradicionais" da Justiça. O Diretor parabenizou e incentivou aos novos facilitadores sobre a importância de começar esse processo de círculos de paz e Justiça Restaurativa já na escola, para que não se chegue ao caso de punições em um futuro. "Os conflitos podem e devem ser tratados de uma maneira civilizada, construtiva, educativa, pedagógica e a Justiça Restaurativa se propõe a isso, a ser espaço de educação e construção para a paz" afirmou o Coordenador.
Texto: Gabriel Medeiros (estagiário de Jornalismo na Direção do Foro)
Nenhum comentário:
Postar um comentário