A mediação realizada nesta segunda-feira, 14/9, marcou o primeiro entendimento entre as partes desde a inauguração da plataforma CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE, um serviço de mediação e conciliação disponibilizado pelo Poder Judiciário para que todos tenham acesso direto do computador ou do celular. O lançamento ocorreu na quinta-feira, dia 10/9.
Caso
A consumidora Luciane Lacerda Machado comprou um chuveiro que se desmontou enquanto ela tomava banho. Ela então buscou a justiça estadual, fazendo todo o procedimento pela internet. Disse que, da decisão até chegar a solução, nesta segunda-feira, levou menos de um mês. “Só não foi mais rápido porque tive problema no meu telefone. Todos foram muito atenciosos comigo. Foi rápido e não precisei sair de casa”, comentou Luciane, que ganhará um chuveiro novo e mais R$ 900,00 por danos morais.
A Advogada da empresa, Adriana Bueno Barbosa, do escritório Sette Câmara, Corrêa e Bastos Advogados, disse que a ferramenta funcionou corretamente: “As mediadoras são muito cordiais e acessíveis. O clima informal, porém firme, em que a sessão foi conduzida, nos deixou a sensação de que o acesso ao Judiciário pode ocorrer de forma rápida e eficaz. A parte autora saiu satisfeita e meu cliente conseguiu ver seu consumidor atendido, sem ter que passar pelo drama do ajuizamento de uma ação”.
Segundo Lucia Helena Cedrez Macedo, uma das mediadoras que conduziram o entendimento, a mediação virtual oferece o mesmo atendimento do presencial, inclusive com a possibilidade de falar separadamente com cada um. “Sentimos o quanto é importante para o solicitante a validação dos sentimentos, o quanto ele se sente atendido em suas necessidades pela busca da Justiça e que ele se sente visto e acolhido. Também vale ressaltar a importância da Advogada, que estava totalmente colaborativa para esta sessão de mediação sem nenhum tipo de resistência ao diálogo.”
A outra mediadora, Marla Enara Machado Borges, disse que este é um trabalho gratificante. “Se no começo principalmente a solicitante estava apreensiva com seu pedido, com expressão de descontentamento, ao final, a mesma pessoa agradeceu com um sorriso no rosto. O objetivo principal de todos foi alcançado. Esse é o melhor presente do trabalho realizado nos CEJUSCs”.
CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE
O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) em plataforma virtual é um novo jeito de acessar o serviço da Justiça gaúcha. Realizada a solicitação de atendimento, a ferramenta já disponibilizará uma data, em um prazo de até 15 dias, para que os interessados participem de um diálogo com a colaboração de um conciliador ou mediador.
Podem ser tratadas questões como cobrança de dívidas, revisão de contratos, reclamações relativas a compras de mercadorias, contratação de serviços, revisão de valores de prestações, mensalidades, aluguéis, dificuldade em honrar compromissos financeiros e superendividamento, por exemplo. Temas ligados à família, como divórcio, guarda e visitação de filhos, pensão alimentícia, reconhecimento de paternidade, também poderão ser resolvidas em sessões de mediação.
O Juiz de Direito Marcelo Malizia Cabral, Coordenador do CEJUSC DO CIDADÃO ON-LINE, enfatiza a relevância do atendimento virtual: “É muito satisfatório ver as pessoas recorrendo à conciliação e à mediação on-line e conseguindo construir entendimentos. Está nascendo uma nova Justiça: a Justiça construída pelo diálogo, onde as próprias pessoas assumem suas responsabilidades pelo consenso, sem necessidade de um processo”, afirma o magistrado.
O serviço está disponível no link a seguir:
https://wls.tjrs.jus.br/methisweb/pre-atendimento
Reprodução: ASCOM TJRS
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