A ação titulada como "Domingo Solidário" que distribui refeições e mantimentos para a população de rua de Pelotas, manteve sua continuidade na tarde do último domingo (11). Em sua 24ª edição, a iniciativa que já vem acontecendo desde o dia 19 de abril desse ano, contemplou na tarde de domingo mais 160 kits para parte da população de rua de Pelotas.
A ação é uma iniciativa dos Juízes da região sul do estado que conta com o apoio de diversos voluntários e instituições parceiras. Ao todo, já foram entregues 3245 refeições em todas as edições da ação. Os kits geralmente são compostos por uma refeição, água, frutas, sobremesa, material informativo, máscara de proteção e sabonete.
Para o Dr. Igor Pavionelli, da Comarca de Piratini, que tem participado da ação desde o primeiro domingo, o sentimento em ajudar o próximo é de gratidão. "Foi bastante gratificante participar dessa corrente do bem, podendo ajudar, mesmo que de maneira singela, a levar um alimento para as pessoas que vivem nas ruas e estão enfrentando o novo coronavírus em situação de extrema dificuldade.", afirmou o Magistrado.
Desde as últimas ações, o grupo também tem realizado a distribuição de agasalhos e cobertores, visto que com a chegada do inverno as temperaturas caem e afetam diretamente a população de rua.
O Juiz da 5ª Vara Cível, Dr. Felipe Fagundes, ressaltou a importância da ação e de sua continuidade nas próximas semanas. "Participar de uma ação tão nobre alenta nossos corações e mais do que tudo, propicia a incansável busca de sermos pessoas melhores e mais empáticas. Seguiremos em frente, na esperança de dias melhores”, afirmou o Magistrado.
Além dos donativos, desde os últimos domingos a novidade tem sido a disponibilização do serviço de corte de cabelo, iniciativa que partiu do colaborador Alex Sandro e que agora conta com o auxílio do barbeiro Iuri Fernandes.
Para a Dra. Mara Karam Conceição, Magistrada aposentada, a ação trouxe uma aproximação maior da comunidade com o Judiciário. "A ação de hoje mostrou a magistratura se aproximando da população mais necessitada, do mais carente, do morador de rua, que principalmente neste momento se encontra numa situação de extrema vulnerabilidade. Acho que para nós magistrados foi algo muito significativo pois deixamos um pouco do nosso amor com aquele que tem um vazio no corpo e na alma.", concluiu.
A realização de certidões de nascimentos, serviço disponibilizado de forma voluntária pelos Registros Civis de Pelotas, também teve continuidade.
De acordo com Juíza da 3ª Vara Cível de Pelotas, Dra. Fabiana Fiori Hallal, que também participou da ação, o momento foi de prestar auxílios àqueles que mais precisam em meio a pandemia. "É bom poder ajudar a minimizar o sofrimento de pessoas em condições de vulnerabilidade. Fizemos com muito carinho e cuidado" concluiu a Juíza.
Ainda foram distribuídas como sobremesa, porções de doces e frutas. Os donativos são oriundos de doações realizadas ao longo da semana diretamente no Foro da Comarca de Pelotas.
Além dos alimentos, foram fornecidas também doses de ração para as pessoas que possuem animais de estimação.
Segundo o Diretor do Foro da Comarca de Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a ação foi uma oportunidade única de distribuir não só alimentos, mas também amor e cuidado. O Magistrado ressaltou ainda que o grupo deseja continuar a ação nos próximos finais de semana.
A intenção do grupo é de prestar ainda outros auxílios a essa população não só em Pelotas mas também em cidades da região sul.
A ação solidária aos domingos é uma ação dos Magistrados da região sul do RS e conta com o apoio das seguintes instituições:
Ajuris - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul
Exército Brasileiro
Carise Gastronomia Artesanal
Sanep Pelotas
Graphos Impressões
Servas Luteranas de Pelotas
Professor Carlos Humberto Marques Vieira
Casa de Carnes Nobre
Clara e Tadeu Nunes - Salão de Eventos São Sebastian
Professora Lúcia Muller
Adriana Jaekel - Ateliê dos Salgados
Cátia Vieira Sophia Nobre
Roberta Zanin
Dr. Ederli Añaña
Dra. Maria Regina Freitas
Dra. Fabiana Soares
Diogo Cassal - Jornal do Laranjal
Rogéria Vonhausen
Registros Civis de Pelotas
Patrícia Reimers
Denize Hallal
Universidade Católica de Pelotas
Suzana Beiró Costa
Anelize Von Hausen Votto
Eraldo Pacheco Votto
Sandro Barber
Professora Letícia Duarte
Clube Centro Português
Projeto Remar para o Futuro
União Gaúcha João Simões Lopes Neto
Vinícius Bistrô
SPAN - Sociedade Pelotense de Auxílio aos Necessitados
Dra. Patrícia Batista
Barbeiro Iuri Halfen Fernandes
Josapar
Sharon Garcia Dias
Maria Tereza Cunha Garcia Dias
Projeto Multiplicar e Dividir - Professora Nadja Dias da Costa - IFSUL
Dr. Luciano Lessa
José Francisco Conceição
IFSul Campus Pelotas
Hortifrutigranjeiros Baschi
Guilherme Schaun - Cockatoo Creperie
Anderson Gonçalves Garcia
Paróquia Santo Antônio do Laranjal
Prefeitura Municipal de Pelotas - Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS)
Academia Gustavo Antunes
Suleci Vidal
Francisco Viegas Neves da Silva
Helena Marques Dias
Dr. Felipe Añaña
Dra. Êmille Gedoz Guidot
João Carlos Norenberg Arndt
Canez Lacerda Advocacia]
Dr. Alexandre Mendes
Jornalista Sérgio Cabral
Alcir Nunes da Silva
Como fazer para ajudar?
Interessados em ajudar podem colaborar com alimentos, sabonetes, álcool em gel, máscaras, agasalhos e ração para pets. Os donativos podem ser entregues no estacionamento do foro, Avenida Ferreira Viana 1134.
Nenhum comentário:
Postar um comentário