Na tarde da última terça-feira (13), uma reunião entre a Secretaria de Assistência Social e o Cejusc Pelotas debateu as possibilidades de parceria entre as instituições. A Secretaria lançou recentemente um programa de acolhimento para parentes de vítimas de homicídio em Pelotas, iniciativa que possibilitará novas áreas de atuação do Cejusc.
O Cejusc Pelotas, através dos círculos de paz desenvolvidos com a metodologia da justiça restaurativa, tem construído um papel social de grande importância para a comunidade pelotense. Além dos círculos de paz, ação que já integra escola e condomínios no município, a instituição oferece ainda círculos de apoio, fortalecimento, proteção à vida, entre outros.
Durante o encontro virtual, psicólogos, assistentes sociais e servidores da Secretaria de Assistência Social compartilharam o trabalho que vem sendo desenvolvido para que os colaboradores do Cejusc pudessem identificar a melhor forma de abordagem dos casos.
De acordo com o Coordenador do Cejusc Pelotas, Dr. Marcelo Malizia Cabral, a iniciativa é positiva e estabelece a possibilidade de parceria entre as instituições. "Me chamou a atenção esse programa porque a Justiça Restaurativa surge exatamente para o acolhimento das vítimas, ela entra no Judiciário como ferramenta de acolhimento e escuta das vítimas."
O Magistrado ressaltou ainda que nos próximos encontros, após detalhamento dos casos, será definido de que forma o Cejusc Pelotas poderá contribuir no programa a partir das mais diversas possibilidades de aplicação, como círculos de luto, círculos de fortalecimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social, círculos de proteção à vida, ações de restabelecimento de vínculo familiar em comunitário, entre outras iniciativas.
O próximo encontro para dar continuidade à parceira deve acontecer na próxima semana, quando deverá ser estabelecida já a primeira família a ser atendida com os círculos de paz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário